OS Cinco principais fatores que levam uma empresa à falência




01 - Desconhecimento do mercado: 

De acordo com o professor Edison Kalaf, da Business School São Paulo (BSP), a maioria dos empreendedores que abrem a primeira empresa tem conhecimento técnico, mas não sabem gerenciar e não tem contato com o mercado no qual vão atuar. "Mesmo aqueles que estudam nas melhores universidades saem pouco preparados para gerenciar, sem noções de empreendedorismo", diz Kalaf. "O plano de negócios é fundamental para quem quer conhecer o mercado no qual vai atuar e para garantir um planejamento de longo prazo", completa Arnou dos Santos, analista de finanças do Sebrae-MG.

02 - Falta de capital de giro: 

Para o coordenador da FGV, os empresários se esquecem de guardar dinheiro para as empresas utilizarem no estágio inicial, quando os clientes ainda não a conhecem o suficiente e a entrada de capital não está estabelecida. "Além de guardar o suficiente para manter durante três ou cinco meses os custos fixos da empresa (aluguel, salário de funcionários, impostos) os empresários têm que reservar o suficiente para pagar suas despesas pessoais com aluguel, plano de saúde, escola dos filhos, para não começar a tirar da empresa um dinheiro que será importante no futuro."

03 - Falta de divulgação: 

Conforme Kalaf, as pequenas empresas esquecem de guardar dinheiro para fazer ações de marketing e divulgação. "As empresas tem que estabelecer desde o início ações de marketing, com propaganda e promoções, algo que atraia o cliente desde o começo", diz. "No primeiro ano é preciso divulgar para chamar os clientes. Além disso, é preciso pensar em uma ambientação adequada, que seja compatível com o ambiente. Luxo demais pode ser tão ruim quanto luxo de menos, dependendo do lugar no qual está instalado o empreendimento", afirma Messias.

04 - Controle financeiro 

O pequeno empreendedor, que abre pela primeira vez um negócio próprio, muitas vezes não se preocupa com o controle das finanças e esquece que há impostos que devem ser pagos em alguns meses do ano, que podem não ser nos melhores meses de faturamento. Por isso, é preciso poupar e saber guardar, sem fazer retiradas precipitadas. "É fundamental saber o que pode e o que não pode ser gasto e onde investir o dinheiro. Descontrole financeiro é a pior coisa que pode acontecer com uma pequena empresa", afirma kalaf.

05 - Qualificação da equipe 

O pequeno empreendedor muitas vezes não se preocupa em qualificar o funcionário ou explicar a melhor forma de realizar a função. E esse funcionário, que vai ter contato direto com o público, pode garantir o sucesso ou o fracasso de uma empresa. "Muitas vezes esse novo dono escolhe um funcionário parecido com ele, mas não faz um treinamento adequado e cria grandes expectativas, que não serão cumpridas. É um problema porque ele é a cara da empresa e pode prejudicar o negócio", diz André Neto.


Fonte:http://economia.terra.com.br/conheca-5-fatores-que-levam-uma-pequena-empresa-afalencia,80087e29dd66b310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html





Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Belo Horizonte

Belo Horizonte

Curtir - Compartilhar este Site

Good Noows Facebook Informazione Windows Gadget Skyrock Blog WireFan Favoritus PDF Online OpenTheDoor Indexor Arto Bookmerken Evernote QRSrc.com Y! Mail Google Myspace Gmail Outlook Twitter Google+ Digg Y! Bookmarks Tumblr FriendFeed Addthis Baidu Blogger AOL Mail WordPress LinkedIn WhatsApp

Seja Nosso Parceiro

Translate

Tradutor

Que dia é Hoje

Arquivo do blog

Atendimento Via Skype